Primeiro Prémio no Concurso “Escola Amiga da Criança”.
O Projeto Covídeos surgiu em maio de 2020, no auge da pandemia. Porque estava a ser difícil “ir a casa” buscar os alunos para os trazer para a escola.
Depois de lhes ter sido perguntado como queriam a escola, os alunos passaram a fazer vídeos individuais que, mais tarde, se encadeariam. Com o auxílio dos professores de diversas disciplinas.
Cada interveniente contribuiu com um pequeno vídeo de si próprio, mostrando a atividade mais frequente durante o confinamento. E ainda com um outro vídeo, em que mostrou qual a atividade de que sentia mais falta. Ou aquela que seria a primeira a fazer quando tudo voltasse à normalidade. Ligaram-se conteúdos através de uma animação. E, na madrugada de 24 para 25 de junho, o projeto “nasceu”. Ligando professores e alunos. Mas não ligando à distância.
O Projeto Covídeos é a prova que há escolas onde os obstáculos se transformam em oportunidades. E onde a redenção de uma ideia de escola amiga se faz com a imaginação, a entrega, a cumplicidade e a ajuda de todos.”