EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET) foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores da EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes “stakeholders” (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa.  promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.No ano letivo 2020/2021, o Agrupamento de Escolas da Cidadela iniciou a implementação de um sistema de qualidade alinhado com o Quadro de Referência EQAVET, tendo como referência aquela que é a sua principal missão, o sucesso educativo dos seus alunos, com qualidade, e integrando os princípios e valores enquadrados no seu Projeto Educativo. Esta implementação tem como objetivo final a obtenção de um selo de qualidade certificada – o Selo de Conformidade EQAVET, que irá certificar o compromisso do agrupamento com a qualidade do ensino que ministra aos seus alunos.

Desta forma, o EQAVET assume-se como um instrumento que permitirá planear, implementar, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da nossa oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP. Para que seja garantido o sucesso neste projeto, toda a comunidade educativa – docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação, ex-alunos e parceiros da comunidade – é convidada a participar ativamente , procurando sempre melhorar e ir ao encontro das expetativas de todos.
Acreditamos que este processo permitirá o enraizamento de uma cultura de melhoria contínua, para se atingir o sucesso em cada aluno, assumindo-se como o motor para o reforço da confiança na modalidade de ensino profissional.

 

O Diretor

Regimento EQAVET

Apresentação das metas EQAVET para 2022-2023

Relatório Final 2022-2023

Relatório de Monitorização EQAVET 2021-2022 – 2.º semestre

Realatório de Monitorização 2021-2022 – 1º Trimestre

Realtaório de Auditoria

Selo – EQAVET

Equipa EQAVET – 20-21

Equipa EQAVET – 21-22

Equipa EQAVET – 22-23

PLANO AÇÃO 

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO-EQAVET

DOCUMENTO BASE

MATRIZ STAKEHOLDERS

PLANO DE INDICADORES

PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA-2021_22

DIAGNÓSTICO E PLANO DE AÇÃO E NÃO PLANO MELHORIA