EQAVET

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET) foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores da EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes “stakeholders” (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa.  promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.No ano letivo 2020/2021, o Agrupamento de Escolas da Cidadela iniciou a implementação de um sistema de qualidade alinhado com o Quadro de Referência EQAVET, tendo como referência aquela que é a sua principal missão, o sucesso educativo dos seus alunos, com qualidade, e integrando os princípios e valores enquadrados no seu Projeto Educativo. Esta implementação tem como objetivo final a obtenção de um selo de qualidade certificada – o Selo de Conformidade EQAVET, que irá certificar o compromisso do agrupamento com a qualidade do ensino que ministra aos seus alunos.

Desta forma, o EQAVET assume-se como um instrumento que permitirá planear, implementar, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da nossa oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP. Para que seja garantido o sucesso neste projeto, toda a comunidade educativa – docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação, ex-alunos e parceiros da comunidade – é convidada a participar ativamente , procurando sempre melhorar e ir ao encontro das expetativas de todos.
Acreditamos que este processo permitirá o enraizamento de uma cultura de melhoria contínua, para se atingir o sucesso em cada aluno, assumindo-se como o motor para o reforço da confiança na modalidade de ensino profissional.

 

Documentação EQAVET – 2024/2025

    Cronograma 2024/2025

Documentação EQAVET – 2023/2024

     Cronograma 2023/2024

     Plano de Ações de Melhoria Inicial

     Plano de Ações de Melhoria Intermédio

     Plano de Ações de Melhoria Final

     Relatório de progresso do 1ºSemestre

     Relatório de progresso do 2ºSemestre

     Relatório de progresso Anual

Documentação EQAVET – 2022/2023

     Nomeação Equipa EQAVET

     Cronograma 2022/2023

     Metas EQAVET 2022/2023

     Plano de Ações de Melhoria Inicial

     Plano de Ações de Melhoria Final

     Relatório de progresso do 1ºSemestre

     Relatório de progresso do 2ºSemestre

     Relatório de progresso Anual

Documentação EQAVET – 2021/2022

     Selo EQAVET

     Nomeação Equipa EQAVET

     Regimento EQAVET

     Monitorização 1º semestre

     Monitorização 2º semestre

     Plano de Ações de Melhoria Inicial

     Plano de Ações de Melhoria Intermédio

     Plano de Ações de Melhoria Final

     Plano Ação de Melhorias

     Relatório de verificação EQAVET

     Relatório de Auto-avaliação

Documentação EQAVET – 2020/2021

     Documento Base

     Equipa EQAVET

     Indicadores EQAVET

     Matriz Stakeholders

     Monitorização 3ºTrimestre

     Plano de Ação EQAVET – anexo A