O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET) foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores da EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes “stakeholders” (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/formandos, profissionais de EFP e de orientação, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta formativa. promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.No ano letivo 2020/2021, o Agrupamento de Escolas da Cidadela iniciou a implementação de um sistema de qualidade alinhado com o Quadro de Referência EQAVET, tendo como referência aquela que é a sua principal missão, o sucesso educativo dos seus alunos, com qualidade, e integrando os princípios e valores enquadrados no seu Projeto Educativo. Esta implementação tem como objetivo final a obtenção de um selo de qualidade certificada – o Selo de Conformidade EQAVET, que irá certificar o compromisso do agrupamento com a qualidade do ensino que ministra aos seus alunos.
Desta forma, o EQAVET assume-se como um instrumento que permitirá planear, implementar, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da nossa oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP. Para que seja garantido o sucesso neste projeto, toda a comunidade educativa – docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação, ex-alunos e parceiros da comunidade – é convidada a participar ativamente , procurando sempre melhorar e ir ao encontro das expetativas de todos.
Acreditamos que este processo permitirá o enraizamento de uma cultura de melhoria contínua, para se atingir o sucesso em cada aluno, assumindo-se como o motor para o reforço da confiança na modalidade de ensino profissional.
Documentação EQAVET – 2024/2025
Cronograma 2024/2025
Documentação EQAVET – 2023/2024
Cronograma 2023/2024
Plano de Ações de Melhoria Inicial
Plano de Ações de Melhoria Intermédio
Plano de Ações de Melhoria Final
Relatório de progresso do 1ºSemestre
Relatório de progresso do 2ºSemestre
Relatório de progresso Anual
Documentação EQAVET – 2022/2023
Nomeação Equipa EQAVET
Cronograma 2022/2023
Metas EQAVET 2022/2023
Plano de Ações de Melhoria Inicial
Plano de Ações de Melhoria Final
Relatório de progresso do 1ºSemestre
Relatório de progresso do 2ºSemestre
Relatório de progresso Anual
Documentação EQAVET – 2021/2022
Selo EQAVET
Nomeação Equipa EQAVET
Regimento EQAVET
Monitorização 1º semestre
Monitorização 2º semestre
Plano de Ações de Melhoria Inicial
Plano de Ações de Melhoria Intermédio
Plano de Ações de Melhoria Final
Plano Ação de Melhorias
Relatório de verificação EQAVET
Relatório de Auto-avaliação
Documentação EQAVET – 2020/2021
Documento Base
Equipa EQAVET
Indicadores EQAVET
Matriz Stakeholders
Monitorização 3ºTrimestre
Plano de Ação EQAVET – anexo A