Provas-Ensaio 2025 | Informações: 4º, 6º e 9º ano

A avaliação externa das aprendizagens reveste-se de grande importância pedagógica, curricular e social. Desde logo, ela contribui para a regulação do desenvolvimento do currículo nas escolas. Depois, a avaliação externa tem também como objetivo monitorizar a aprendizagem e devolver ao sistema educativo informação relevante para a melhoria dos processos didáticos de ensino e de melhoria das aprendizagens dos alunos, bem como para a tomada de decisões de política educativa.
A implementação, no presente ano letivo, do novo modelo de avaliação externa, com a introdução das provas ModA nos 4.º e 6.º anos de escolaridade e com alterações nas provas finais do ensino básico, permitirá a comparabilidade dos resultados, tornando-os mais fiáveis e úteis para uma efetiva monitorização da evolução das aprendizagens dos alunos ao longo do ensino básico.
As provas ModA e as provas finais do ensino básico decorrem em suporte digital. Nesse sentido, importa assegurar que, aquando da sua realização, todos os alunos estejam familiarizados com o digital em contexto de avaliação e, em particular, com a plataforma de realização de provas do IAVE.
Para que o processo de avaliação externa digital seja fiável como instrumento de monitorização, equitativo e justo para todos os alunos, é indispensável que os alunos tenham experiência e proficiência de utilização da plataforma de realização de provas do IAVE. O digital não pode ser um fator impeditivo para os alunos, nem prejudicar o seu desempenho ou a demonstração do que aprenderam em cada disciplina. Como tal, a avaliação externa em 2024/2025 foi planeada de forma a garantir que todos os alunos se encontrem em situação de equidade no que à utilização do suporte digital diz respeito.
Uma das medidas introduzidas no âmbito dessa preparação é a realização de provas-ensaio para os alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade, nas disciplinas a que se aplicarão provas ModA ou provas finais do ensino básico. As provas-ensaio não são provas de avaliação externa e, enquanto momento de ensaio e preparação, serão uma mais-valia para todos: permitirão aos alunos familiarizar-se com o suporte digital em contexto de avaliação, ajudarão as escolas a testar os seus procedimentos de organização das provas de avaliação externa, e contribuirão para os serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação identificarem áreas de melhoria.
1. Objetivos das provas-ensaio
As provas-ensaio têm como principal objetivo a ambientação dos alunos à avaliação em suporte digital e à plataforma de realização de provas do IAVE.
As provas-ensaio têm igualmente como objetivo a preparação tecnológica, organizativa e logística das escolas a fim de poderem estar capacitadas para a realização das provas ModA e das provas finais do ensino básico.
As provas-ensaio têm, ainda, o objetivo de identificar questões técnicas e organizativas, passíveis de implementar pelos serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação a tempo da realização das provas ModA e das provas finais do ensino básico.
2. Características das provas-ensaio
As provas-ensaio são obrigatórias para todos os alunos e realizam-se, em suporte digital, entre os dias 10 e 28 de fevereiro de 2025, na plataforma de realização de provas do IAVE.
As provas-ensaio são elaboradas pelo IAVE, tendo como referência os documentos curriculares em vigor, nomeadamente, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Cada prova-ensaio tem a duração de 45 min, sendo constituída por vários itens de seleção e por um item de construção, de forma a adequar-se ao tempo de duração.
As provas-ensaio não são provas de avaliação externa.
Se assim o entenderem, as escolas poderão utilizar os resultados destas provas em sede de avaliação interna dos alunos. Para essa finalidade, os resultados serão disponibilizados até ao final do mês de março.
3. Realização das provas-ensaio
As provas-ensaio foram pensadas para que a sua realização suscite a menor perturbação possível das atividades letivas, sendo adequadas para aplicação num tempo letivo, dada a sua duração de 45 min.
As provas-ensaio realizam-se em três semanas distintas, a semana do Português, na qual se realizam as provas de Português, PLNM e PL2, a semana da História e Geografia de Portugal e do Inglês e a semana da prova de Matemática e das provas de Estudo do Meio e de Ciências.
A calendarização das provas-ensaio dentro destes períodos é flexível e da responsabilidade das escolas, podendo adaptar-se às necessidades de cada contexto escolar. Ou seja, em cada semana, cada escola poderá escolher os dias e horas mais adequados para a realização da prova-ensaio respetiva.
Para a realização das provas-ensaio, os alunos deverão ter à sua disposição um computador ou um tablet com a aplicação de realização de provas do IAVE instalada e as respetivas credenciais de acesso.
4. Classificação das provas-ensaio
Os itens de seleção são classificados automaticamente.
Os itens de construção implicam a intervenção humana, pelo que são classificados pelos professores que lecionam as disciplinas e o ano de escolaridade em avaliação, em regime de classificação solidária, utilizando a plataforma de classificação online do IAVE.
Na classificação solidária participam professores de todas as regiões do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, bem como das escolas portuguesas no estrangeiro.
Havendo apenas um item de construção em cada prova-ensaio, e dado o número de professores envolvidos, prevê-se que o número de respostas a classificar por cada professor seja pouco elevado.
Para que as provas-ensaio não sejam o único momento de interação dos alunos com recursos digitais, em particular, com plataformas de avaliação digital, o IAVE disponibiliza no seu sítio da Internet (https://iave.pt) as provas digitais realizadas em anos anteriores. De forma a que os alunos, ao terem contacto com itens de avaliação das várias disciplinas, possam ambientar-se da melhor forma à plataforma de realização de provas do IAVE, sugere-se às escolas que consultem estes recursos digitais.
Material autorizado
Calendarização
4º Anos
6º Anos
9º Anos
Processo de instalação
• Ligação à Internet (para instalação e atualização da aplicação ou realização das provas na modalidade online);
• Fazer a transferência da aplicação Provas IAVE (de acordo com o sistema operativo), em:
Windows:
Linux:
https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.AppImage
macOS:
https://assets.iave.pt/production/apps/intuitivo-app/v0.0.11/Provas+IAVE-0.0.11.dmg
iOS:
https://apps.apple.com/pt/app/intuitivo/id6449191657o
Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.intuititvo.mobileApp&hl=pt_PT&gl=US