Destaques

  • Manuais

    Manuais

    Lista de Manuais Escolares do 1º Ciclo adotados para o ano letivo de 2017/2018 DISCIPLINA/ÁREA DISCIPLINAR ANO DE ESCOLARIDADE TITULO Read More
  • Contratação de Escola

    Contratação de Escola

    2017/2018 CONCURSO Nº 1/CE - CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO - Multimédia 16h AvisoLista OrdenadaLista Final Ordenada   CONCURSO Nº 2/CE - CONTRATAÇÃO DE TÉCNICO ESPECIALIZADO - Multimédia 8h Read More
  • Cartão Escolar - Carregamentos MB

    Cartão Escolar - Carregamentos MB

    Agora o Cartão Escolar do seu filho também pode ser carregado via Rede MB ou Cartão de Crédito utilizando este LINK.   Read More
  • 1

A Escola Básica e Secundária da Cidadela adquiriu 5 conjuntos de Arduino, uma placa utilizada como plataforma de prototipagem eletrónica que torna a robótica mais acessível a todos, com o intuito de transmitir novos conhecimentos aos alunos, dar a conhecer uma nova vertente da programação inserida na robótica dotando os alunos de novas capacidades ao nível da tecnologia, preparando os jovens estudantes para o mundo digital tendo em conta as novas tendências do mercado profissional.

1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 02

Está comprovado que a programação informática desenvolve a capacidade de análise, raciocínio lógico, resolução de problemas e gestão de projeto. Ou seja, através da programação desenvolvem-se competências transversais e transferíveis também no presente.

Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, pelos professores de informática Bruno Anes, Rui Silva e Paula Melo.

Durante o presente ano letivo serão dinamizadas aulas específicas, de programação, desenho de esquemas eletrónicos, soldadura de componentes eletrónicos e montagem dos mais diversos componentes, para o desenvolvimento de vários projetos baseados na tecnologia Arduino. Os projetos desenvolvidos têm como objetivo a automação de tarefas no nosso dia a dia.


Atividade 1 – Semáforo com led

No âmbito do projeto “Arduino em Sala de Aula”, os alunos do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos desenvolveram a atividade intitulada “Semáforo com led”. Nesta atividade foram utilizados 5 Leds acionados pelo Arduino, simulando um semáforo de trânsito, para veículos e peões.

 


Atividade 2 – Ligar Luz com Botão

No âmbito do projeto “Arduino em Sala de Aula”, os alunos do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos desenvolveram a atividade intitulada “Ligar Luz com Botão”. Esta atividade tinha como objetivo ligar e desligar um led com recurso a um botão. 1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 02A1
1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 02A2

Atividade 2 – Ligar Luz com Sensor de Luminosidade

Ainda na mesma aula os alunos desenvolveram a atividade “Liga Luz com Sensor de Luminosidade” que consistia em ligar um led com recurso a um sensor de luminosida-de. De acordo com a quantidade de luz o led liga ou desliga. 1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 02A1
1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 02A2

Testar o circuito

Para efetuar o teste do circuito eletrónico soldado pelos alunos foi utilizada uma pilha de 9 volts.

Retirar a solda do circuito impresso

Outra tarefa executada pelos alunos foi a operação inversa de soldar, ou seja, dessoldar. Para isso, os alunos utilizaram uma bomba dessoldadora. Esta ferramenta juntamente com o ferro de soldar permite remover a solda de maneira fácil possibilitando um trabalho com mais qualidade.


Atividade 3 – Soldar componentes em Placas de Circuito Impresso

1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 03A1

No âmbito do projeto “Arduino em Sala de Aula”, os alunos do curso profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos iniciaram a prática de soldar componentes eletrónicos em placas de circuito impresso.
Este processo não é complicado, no entanto há pormenores que devem ser levados em linha de conta para alcançar tanto quanto possível a chamada solda perfeita.

É importante os alunos terem contacto com esta prática uma vez que a solda está presente na maioria dos circuitos eletrónicos.

Solda dos componentes

Foi explicado aos alunos que habitualmente a solda é composta principalmente por estanho (Sn) e chumbo (Pb) e ainda por outros metais para que tenha as características desejadas. De seguida, os alunos iniciaram o processo de soldar os componentes do circuito eletrónico numa placa de circuito impresso.

Rui Silva, Bruno Anes, Paula Melo
Professores responsável/dinamizadores do projeto "Arduino em Sala de Aula"


Atividade 4 – Desenvolvimento de projetos para o “Dia da Informática”

No âmbito do projeto “Arduino em Sala de Aula” os alunos do curso profissional técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos encontram-se a desenvolver vários projetos para serem apresentados, na escola sede do Agrupamento, na atividade “Dia da Informática” que se realizará durante o mês de maio do corrente ano.  1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 04A1

Os projetos em desenvolvimento consistem em simulação de sistemas de:

  • semáforos para viaturas e peões;
  • controlo de acesso com barreiras num parque de estacionamento automóvel;
  • sensores de estacionamento para automóveis;
  • ajuda ao estacionamento (informa se o lugar está vazio/ocupado);
  • deteção de movimento com angulo de 180º(acende luzes e emite som com um peluche);
  • deteção de movimento (abre porta de casa).
 1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 04A2
 1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 04B1 Ao desenvolver estes projetos os alunos estão a consolidar conhecimentos adquiridos e a tomar consciência da aplicação prática desta tecnologia.
Com esta atividade pretende-se fomentar o pensamento crítico e criativo dos alunos; despertar nos alunos o interesse pelas áreas da inovação e investigação e impulsionar a utilização das novas tecnologias.
 1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 04B2 Os alunos têm-se mostrado muito empenhados e envolvidos no desenvolvimento destas atividades mostrando interesse pela aquisição de novos conhecimentos e competências na área da robótica.
 1617 Projeto Arduino em Sala de Aula 04C1

Rui Silva, Bruno Anes, Paula Melo
Professores responsável/dinamizadores do projeto "Arduino em Sala de Aula"

Aplicações


banner sige

banner inovar

banner inovar profissional

banner inovar paa

inovar consulta


Acesso na Escola

banner sige


Clubes, Projetos e Serviços